sexta-feira, 29 de julho de 2011
Biografia
Rafael nasceu em Buenos Aires- argentina no dia 12/03/1936 gemeo de uma menina . Filhos de Rafael Desimone e Rosa Patetucci.
Seus pais tiveram um filho chamado Salvador Mario Desimone e uma filha, que aos 7 anos faleceu de difteria, seus pais não queriam mais filhos, mas uma gravidez inesperada trás duas lindas crianças: Rafael e Rose Marie. Os pais que haviam tido a má sorte de perder uma filha por difteria, vacinaram os dois contra a doença. Como na época as vacinas não eram muita seguras, levou a morte a pequena Rose Marie, deixando enfermo por dois anos o pequeno Rafael.
Desde muito pequeno tinha amor por desenho, e seu pai muito o incentivava comprando-lhe o material necessário para que ele se divertisse.
Aos oito anos Rafael já pintava a óleo. Seu primeiro quadro, “um homem tocando flauta.” (propriedade da esposa Gilda Pinna). Na adolescência ele segue seu irmão e ingressa no Colégio Militar, mas percebendo não ser sua vocação sai do Colégio e continua a faculdade de arquitetura.
Aos 17 anos conhece uma moça chamada Olga Sarmentero com a mesma idade,. Namoram e ela fica grávida. Vão morar na casa dos pais dele e lá nasce seu primeiro filho, Rafael Daniel.
Ali viu seus sonhos pararem e começa a trabalhar. A vida fica difícil, mas ainda tem com ela mais duas filhas: Monica Graciela e Claudia Alesandra.
Não suportando tanta pressão pelo trabalho, pela cidade e pelos acontecimentos tão cedo em sua vida, sai de Buenos Aires em 1966 levando seus dois primeiros filhos. Mora um ano no Paraguai e monta em Asuncion loja de moveis chamada Ateliê Rafael. Em 1967 vem pára o Brasil.
Em São Paulo trabalha como arquiteto para o escritório de Jorge Sansupin até 1969, quando então conhece o pintor Fernando Odriozola, que lhe descreve Ilhabela. Rafael estava se preparando para ir morar na Bahia, mas Fernando o convence a passar um final de semana na Ilha antes de partir para o nordeste. Lá chegando Rafael fica completamente apaixonado pela beleza do lugar e decide ficar. Fica hospedado no Hotel Caiçara , hoje Pelicano, e conheceu a Giba Ilhabela, seu primeiro amigo e que lhe emprestou seu atelie onde hoje é a Caixa Economica Federal, para que ele ficasse.Ali ficou por uns tempos até ir para a pensão Sul America ( hoje Restaurante Cheiro Verde). Lá viveu com os filhos. Conhece a menina Gilda de então 14 anos e ficam muito amigos. Mas na ansia de estar consigo mesmo ele deixa os filhos na pensão e vai morar do outro lado da Ilha, no Eustaquio. Lá comia peixes que ele aprendeu a pescar, e fumava algas. Ficou lá pintando durante 8 meses morando com os nativos. Ele dizia: “agora voltei a ser um ser humano limpo. Aqui encontrei minha verdadeira identidade’.
Volta para esse lado da Ilha Conhece o poeta Franco Jazielo ficam grandes amigos , alugam uma casa e moram juntos. Ali pintavam e escreviam poemas noite adentro.
Em maio de 1970 se apaixona por Gilda (“ minha Ilhenha” como dizia ele), de então 16 anos, que passava horas conversando com ele fascinada com a sua inteligencia e vivencia.
Três meses depois e com uma paixão arrebatadora , Gilda foge para se unir ao que foi seu grande amor. Sentada ao seu lado , passava horas vendo-o pintar numa eterna admiração.
Quanta paixão , quanto amor! VIVERAM JUNTOS 29 ANOS. Tiveram 6 filhos, Horus, Erick, Circe Afrodite, Hermes e os gemeos Apolo e Ariadne Thalia.
Filhos que ele quis e que amou de verdade. Rafael era um sonhador , e em seus sonhos criava em todas as horas do dia. “gostaria de ter tempo para pintar todos os quadros que crio em minha cabeça” dizia. Pintava sempre à noite porque só os duendes e as fadas estavam despertos.
Em 1973 constroi sua casa em Ilhabela , onde recebe todos os dias os amigos para longos papos. Em sua casa havia musica o dia inteiro , ele era um Dj nato. Pela manhã escolhia a seleção de musica que iriam ouvir durante todo o dia. Vivia dias de amor e paz com sua amada e seus três filhos.
Como arquiteto que era, constrói em Ilhabela mais de 70 casas.
Em 1980 viaja com Gilda e seus 3 filhos para a Espanha , onde pretende expor seus quadros e Gilda estudar arte. Radicam-se em Cadaqués- Girona na Costa Brava, ao lado da casa do pintor Salvador Dali. Por 3 anos viajam por toda a Europa e expõem seus quadros . Convive com grandes pintores. Mas sua paixão continua sendo Ilhabela, por isso em 1984 volta.
Seu irmão que já estava doente , morre antes que ele possa chegar a Argentina, e isso o entristece muitíssimo e por um bom tempo. Passavam os dias e Rafael então dizia não ter mais bebe em casa e pedia mais um filho , Circe já tinha 8 anos e veio o pequeno Hermes , tornando-se o brinquedo da casa. Rafael o levava a todas as obras . Ele se divertia muito com o menino. Quando Hermes fez 5 anos ele disse que a criança estava muito só, e que precisava de um irmão, já que os outros já mantinham dele grande diferença de idade. Sua amada esposa fazendo sua vontade deu a ele um casal de filhos mais.
Um ano depois morre seu sogro Gilda da Cunha Pinna . Gilda recebe sua parte da herança e Rafael constrói outra casa para eles ; desta vez saindo de todos os padrões constrói uma casa redonda parecendo um caracol , onde todos os ambientes eram orgânicos , pareciam ter vida.
Passava horas brincando com os gêmeos , dizia ser a parte mais divertida da vida dele.
Em abril de 1999, Rafael tem um câncer no pulmão e dois meses depois , no dia 14 de julho ás 22,27h , segurando a mão da sua amada e com todos os filhos ao seu lado, dá seu ultimo suspiro, calmo e silencioso como sempre foi.
No leito de morte um amigo lhe pergunta: Como você pode conseguir que todos os seus filhos e amigos estivessem aqui com você nessa hora? Ele respondeu: “ Porque la vida y la muerte hay que vivirla de la misma forma, com amor”.
Da forma como viveu a vida , viveu a morte, com tanta naturalidade que mais parecia um anjo.
“Rafael não morreu porque um gênio não morre, é como o Sol que jamais se apagará.
Meu amor será eterno, porque quem tem o previlégio de um dia amar um ser como Rafael, jamais deixará de amá-lo”. Gilda Pinna
A primeira vez que ficou separado de Gilda foi por 33 horas e ele escreveu; “ Gilda mi amor, te extraño. Han pasado 33 horas, el tiempo suficiente para escribir um poema en el ala de uma mariposa, pero me parece um siclo. Te amo!
Algumas frases de Rafael:
“Para mim só existe uma mulher-“EVA” e ela está representada em Gilda, nela amo a todas as mulheres”.
“Nunca magoem um coração humano”. ( dizia aos filhos)
“Não pinto porque estou inspirado, fico inspirado quando pinto”.
“Não tenho filosofia de vida , tenho uma vida que é uma filosofia”
“Ler é bom , mas se você for burro pode ler toda a biblioteca de Alexandria que continuará burro”.
“ Meus filhos são as obras reais prefeitas que fiz na minha vida”.
“ Quando fazemos as coisas naturalmente , elas também fluem naturalmente”.
“ nada se cria . Tudo está criado no universo , eu apenas as copio”.
“ Escolhi viver a margem da sociedade , isso me cria alguns problemas , mas me dá muito prazer”.
“ Só sei viver de uma maneira : Observando e amando”.
“ Só se ama quando entendemos que o amor é universal”.
“ As crianças estão tão perto de Deus, que eu preciso sempre de um bebê”.
“ A pintura é só um veiculo para os meus sentimentos”.
“ Gosto de tocar as tintas com os dedos, elas penetram minhas celulas”.
“ O azul aflora os anjos , o vemelho meus demônios”.
“ A vida é como um rio , não para nunca, cada filho um braço dele”.
“ Os homens brincam de advogado, de médico , de engenheiro.... eu brinco de pintar”.
“ Uma das minhas maiores emoções é o canto dos passaros ao amanhecer”.
“ Seremos um sonho? O passado não existe , o presente já é passado e o futuro é hipotético”.
“ Não adianta educar meus filhos com palavras e sim com ações”.
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)